Temporal com mais de 150 milímetros alaga bairros de Alcinópolis e deixa rastro de destruição

Foto: Foto: Divulgação MSTODODIA

Centro, Vila Planalto e bairro Bom Retiro foram as áreas mais atingidas

Temporal que durou aproximadamente quatro outras deixou rastro de destruição no município de Alcinópolis na noite desta quinta-feira (12). De acordo com o prefeito Dalmy Crisóstomo, que esteve na rua prestando auxílio à população, choveu mais de 150 milímetros. “Um dos pluviômetros que temos é de 150 milímetros e ele transbordou, então acredito que certamente foram quase 200 milímetros”, afirmou.

Duas famílias tiveram as casas tomadas pela água e foram removidas pela prefeitura. “A gente ofereceu um hotel, mas preferiram ficar na casa de parentes. O importante é que o município vai auxiliar no custeio dos prejuízos que tiveram, como a compra de móveis, porque são famílias muito simples”, explicou Dalmy. A Secretaria de Assistência Social está nos bairros fazendo levantamentos e ouvindo os moradores.

Conforme apurado, o temporal teve início por volta das 19h30. A chuva rapidamente mostrou sua força e passou a alagar as ruas, atingindo principalmente a região central e os bairros Bom Retiro e Vila Planalto, onde constam casas da Cohab. O prefeito estava em um evento de formatura de alunos da Rede Municipal de Ensino e rapidamente mobilizou a equipe da Secretaria de Obras e foi para os locais de maior alagamento. A Polícia Militar e Imprensa também prestou apoio.

Foto: Divulgação MSTODODIA

Alguns moradores, desesperados com medo de perder o pouco que tinham tentavam tirar os pertences em veículos. Um automóvel Toyota Corolla que estava estacionado na rua e não foi recolhido a tempo chegou a ficar coberto pela água. Moradores, por conta própria, tentavam desobstruir os bueiros, pois as galerias construídas na gestão passada não suportavam o volume de detritos das enxurradas e transbordavam rapidamente.

Dalmy, que há 46 anos vive no município, ficou impressionado com o volume de água. “Já vi alguns alagamentos, muitos antes mesmo de ser prefeito, mas em uma proporção como este, foi a primeira vez”, afirmou.

Foto: Divulgação MSTODODIA

Desde bem cedo nesta sexta-feira, equipes trabalham para limpar e recuperar as vias. “Estamos limpando as ruas e repondo materiais, pois alguns trechos ficaram intransitáveis, assim como na zona rural, no Assentamento Santa Fé.  Estamos fazendo trabalho de prevenção. Estamos fazendo lombadas para evitar que a água entre nas casa e também estamos fazendo caixas de contenção”.

FONTE: MS TODO DIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes