Secretaria de Saúde inicia Campanha de Vacinação antirrábica em São Gabriel do Oeste

Foto: Arquivo

A meta é vacinar  5 mil animais entre cães e gatos acima de 3 meses de idade

Cães e gatos do São Gabriel do Oeste começaram a ser vacinados contra raiva nesta quarta-feira (14). A data é a primeira do esquema de quatro etapas da Campanha Antirrábica 2020, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em São Gabriel do Oeste.

De acordo com o Coordenador de Zoonoses, o médico veterinário Cassiano Simões, a meta é vacinar  5 mil animais entre cães e gatos acima de 3 meses de idade. A primeira etapa iniciou nesta quarta-feira(14) e vai até o próxima sexta-feira(16), onde serão vacinados cães e gatos dos Assentamentos Itaqui e Patativa. No período de 19 a 21 de outubro serão vacinados os cães e gatos do Assentamento Campanário e no dia 28 de outubro a vacinação acontecerá no Distrito do Areado. A Secretaria de Saúde informa que nesses locais as vacinas serão aplicadas nas residências, por isso é importante que os donos dos animais já estejam com eles preparados para receberem as doses da vacina.

Na zona urbana a vacinação acontecerá no dia 31 de outubro das 08h00 às 17h00 nos seguintes locais: ESFs (Estratégias de Saúde da Família): I (Jardim Gramado); II (Milane); IV (Conjunto Fenix); V (Correio); VI (Redondo); VIII (Jardim Gramado/CRAS); IX (São Cristóvão); X (Primo Maffissoni) e na Escola Enio Carlos Bortolini.

É importante reforçar aos donos dos animais que devem ir até o local vacinação usando máscaras.

Ciclo de transmissão

Como a raiva é uma doença infecciosa, que afeta também outros animais, como bovinos, ovinos, caprinos e suínos, os especialistas recomendam cuidado com o ciclo aéreo da transmissão, protagonizada pelos morcegos, responsáveis por perpetuar a circulação do vírus.

Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis a partir de três meses de vida, inclusive as fêmeas grávidas ou que estejam amamentando. A vacina contra raiva imuniza o animal por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente através de mordida. Cães e gatos são os principais veículos de transmissão.

Em caso de suspeita da doença, é importante deixar o animal em observação durante dez dias, em local seguro, para que ele não fuja nem ataque pessoas ou outros animais. Água e comida devem ser administradas normalmente.

Principais sinais clínicos da raiva

  • Agressividade: quando os animais, principalmente os cachorros, começam a morder indistintamente pessoas, objetos e outros animais
  • Tristeza: os animais começam a procurar locais escuros
  • Latido diferente do normal
  • Boca aberta e salivação constante
  • Dificuldade para engolir e recusa de alimentos e água
  • Distúrbios de coordenação motora
  • Convulsões
  • Paralisia das patas traseiras, como se o animal estivesse descadeirado

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes