São Gabriel começa semana com comércio aberto e Toque de Recolher a partir das 21h

Foto: Robson Rodrigues

Nesta segunda-feira (5) começam a valer as medidas dos novos decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de São Gabriel do Oeste, que traz as medidas restritivas para conter o avanço dos casos de Covid-19 no município.

Hoje já está permitido o funcionamento de praticamente todas as atividades econômicas, mas os estabelecimentos devem continuar cumprindo as medidas e protocolo de biossegurança.

O Toque de Recolher também muda, ficando das 21h e 05h da manhã do dia seguinte, em São Gabriel. O horário é definido de acordo com os dados e bandeiras de grau de risco do Programa Prosseguir.

Confira as mudanças válidas a partir de hoje:

Igrejas

Autorizadas as realizações e celebrações religiosas presenciais, desde que seguindo as normativas estabelecidas: com apenas 50% da capacidade do local, distanciamento de 1 metro dos participantes, uso de máscaras e disponibilização de álcool 70% na entrada.

Escolas

O documento autoriza também, o retorno das atividades e aulas presenciais no município, em escolas, academias, cursos e oficinas, a partir da próxima segunda-feira.  Assim, as escolas do município, creches, cmeis, escolas de idiomas, entre outras, poderão retornar ao atendimento dos alunos de forma presencial. A adesão às atividades presenciais é facultativa.

As escolas municipais reiniciarão as atividades somente na próxima semana, a partir de segunda-feira (12).

Esportes

O decreto também libera a realização de cursos e palestras, bem como a realização das oficinas dos projetos culturais e esportivos da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo; lembrando que, para os projetos esportivos, apenas esportes individuais estão permitidos.

As academias e centros de ginástica também estão com atividades liberadas a partir do dia 5, seguindo o decreto do Estado e as medidas de biossegurança aprovadas pelo Comitê de Contingência ao Coronavírus. Para o funcionamento, os estabelecimentos deverão atender com 50% de sua lotação máxima, distanciamento de 1,5 metro entre os presentes em seu interior e respeitar o toque de recolher.

Comércio

A partir da próxima segunda-feira (05), todos os comércios, serviços e empreendimentos, com ou sem fins lucrativos, poderão retornar ao atendimento presencial em seus estabelecimentos; seguindo a normativa do Governo que limita o atendimento para 50% da capacidade da instalação. Além do distanciamento de 1,5 metro entre os clientes e o reforço nas ações de limpeza, os estabelecimentos deverão respeitar o horário de restrição de circulação de pessoas, sendo permitido apenas o delivery de alimentos após este horário.

Reuniões

Outra medida que entra em vigor é retorno da autorização para realização de reuniões privadas domiciliares com a presença de até 15 pessoas. É solicitado que as reuniões ocorram preferencialmente ao ar-livre e que todos os participantes mantenham o distanciamento social e utilizem máscara de proteção facial.

Toque de Recolher

O toque de recolher também será alterado para às 21h, seguindo o bandeiramento de São Gabriel do Oeste, que está no mapa vermelho. A Secretária de Saúde, Francine Gnoatto Basso, chama a atenção para o novo horário do toque de recolher, das 21 às 5h, bem como para o funcionamento das atividades comerciais. “Reforçamos que neste final de semana, até o dia 4, ainda permanecem vigentes as medidas anteriores, que determinam o atendimento por delivery ou drive-thru para lojas e demais comércios e o toque de recolher às 16h no sábado e no domingo”, informou.

Confira o decreto na íntegra com as demais medidas relacionadas aos comunicados anteriores publicados nesta tarde clicando AQUI.

Notícias semelhantes