Prefeitura de São Gabriel do Oeste abre inscrições para Programa Família Acolhedora

Foto: Divulgação Assessoria de Comunicação

Para se candidatar, as famílias devem atender os critérios do programa

A Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, através da Secretaria de Assistência Social, abre, a partir da próxima quarta-feira (13), as inscrições para o Programa Família Acolhedora. As famílias aprovadas receberão auxílio remunerado por cada criança ou adolescente acolhido.

As inscrições podem ser feitas, entre os dias 13 e 31 deste mês, diretamente na sala de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, localizada na rua Martimiano Alves Dias, 1211 – Polo Administrativo da Prefeitura.

Para se candidatar, as famílias devem atender os critérios do programa.  “É importante que a família cadastrada tenha tempo para cuidar, dar atenção e carinho para o acolhido. Este é um programa que promove a assistência moral, educacional, de amparo e de amor, além de possibilitar a vivência familiar e comunitária. Para isso precisamos de famílias que estejam dispostas a prestar este apoio”, explica a Secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin.

Através do Serviço de Acolhimento da Secretaria de Assistência Social, crianças e adolescentes com até 18 anos em situação de desamparo, negligência ou abuso podem ser acolhidas provisoriamente em um núcleo familiar saudável até que sua família de origem tenha condições de retomar a convivência.

A secretária ainda explica que as famílias acolhedoras não se comprometem a assumir a criança ou adolescente como um filho, mas sim a acolher durante um período de tempo determinado. “O objetivo desse serviço não é a adoção. Ele é uma proposta diferente e visa a reintegração familiar, ou seja, o retorno da criança ou adolescente para sua própria família”, orienta Rosane.

A família que se inscrever e for aprovada receberá um auxílio remunerado por cada criança ou adolescente acolhido e deverá participar das capacitações e encontros propostos pela equipe do Família Acolhedora. O período de acolhimento tem a duração máxima de dois anos, podendo ser interrompido a qualquer momento por ordem judicial. Para receber a criança ou adolescente é preciso ter disponibilidade de acomodação, estar em boas condições de saúde física e metal, não possuir antecedentes criminais e possuir situação financeira estável.

Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone 3295.4177.

Critérios

Para o cadastro de famílias ou indivíduos no Programa Família Acolhedora são verificados os seguintes critérios:

Disponibilidade afetiva;

Ter idade entre 25 e 55 anos;

Estar em boas condições de saúde física e mental;

Não possuir antecedentes criminais;

Possuir situação financeira estável;

Possuir uma convivência familiar estável e livre de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.

Assessoria de Comunicação PMSGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes