Oportunidade: Estão abertas as inscrições do ENCCEJA 2021

Foto: Divulgação

Provas do exame ocorrerão no mês de abril

Estão abertas desde segunda-feira de 11 de janeiro as inscrições para participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA 2021. O INEP divulgou a abertura do prazo para fazer a inscrição no exame que faz a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio para quem já passou da idade escolar. O Encceja, assim como o ENEM, não teve edição em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus e teve as provas remarcadas para 2021.

Para fazer o exame e tentar o certificado do ensino fundamental o candidato deve ter, no mínimo, 15 anos completos na data da prova. Já para tentar o certificado do ensino médio, a idade requerida é 18 anos completos.

Encceja

As inscrições no Encceja estão abertas desde o dia 11 de janeiro, é gratuita e devem ser feitas através do site do Governo Federal até o dia 22 de janeiro. O login agora é único no portal do governo, e visa centralizar todos os dados do cidadão. Assim as inscrições do Encceja nesta edição já não ocorre mais pelo site do INEP, mas pelo site do governo federal, em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja

O governo pretende unificar todos os serviços digitais de órgãos públicos e é necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços da União. O prazo de inscrição no Encceja termina já no dia 22 de janeiro de 2021. Então, fique atento.

Quem se inscreveu na edição passada do Exame (2019), mas não compareceu e não justificou a ausência deverá ainda pagar uma multa de R$ 40,00 pelos custos de organização do órgão e impressão de provas. O pagamento deve ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser gerada no sistema de inscrição. A guia pode ser paga em qualquer banco e lotérica até a data de vencimento constante no documento.

Fonte: FolhaBV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes