Deputado e candidato a prefeito de Naviraí, Onevan de Matos morre aos 77 anos

Foto: Divulgação ALMS

Onevan estava internado em hospital de São Paulo e se recuperava de uma infecção respiratória

O deputado estadual e candidato a prefeito de Naviraí, Onevan de Matos, morreu aos 77 anos nesta sexta-feira (13), em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Deputado Onevan de Matos.

Onevan estava internado no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, e se recuperava de uma infecção respiratória, contraída após ele se curar do coronavírus. Mais cedo, o deputado estadual era submetido a processo chamado de desedação, diminuindo medicação para retirada de aparelhos e permitindo que ele acorde.

Onevan foi diagnosticado com novo coronavírus em 22 de setembro. O deputado estadual ficou internado em Campo Grande por dois dias.

No início de outubro, o tucano voltou ao hospital e chegou a precisar de ventilação mecânica. Depois de receber alta, o candidato foi autorizado a continuar o tratamento em São Paulo.

O corpo ainda está em São Paulo e deve ser transportado para velório e sepultamento em Naviraí.

Eleições em Naviraí

Em meio à campanha eleitoral em Naviraí, o estado de saúde do deputado foi motivo de disputa judicial entre oponentes. Tudo porque candidatos queriam ter acesso ao boletim médico de Onevan. Em novembro, o juiz da 2ª Zona Eleitoral de Naviraí, Eduardo Lacerda Trevisan, negou pedido da coligação “Naviraí em Boas Mãos”, que exigia divulgação de boletim diário sobre o estado de saúde do deputado estadual.

Para o magistrado, ainda que figura pública, não é obrigado a expor sua intimidade, tampouco seus dados médicos. Além disso, Trevisan discorreu que não cabe aos rivais de urna “invadir à [sic] privacidade alheia em prol de suas campanhas”.

História

Mineiro de nascimento, Onevan José de Matos nasceu em 17 de dezembro de 1942. Sua trajetória política teve início como vereador, por dois mandatos, no município de Jales (SP), ainda pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

Onevan de Matos chegou em Naviraí, então Estado de Mato Grosso, no ano de 1975, para exercer a sua profissão: advogado. Com a política correndo no sangue, Onevan foi responsável pela estruturação do então partido de Oposição ao Regime Militar nesta região do Estado.

Em 1978, logo após a criação de Mato Grosso do Sul, foi eleito deputado estadual na primeira Legislatura do Estado, participando da elaboração da 1ª Constituição da nova unidade da federação.

Em 1983 tomou posse em seu segundo mandato de deputado estadual. No seu terceiro mandato, que se iniciou em 1987, Onevan de Matos se licenciou do Parlamento Estadual para concorrer ao cargo de prefeito de Naviraí. Vitorioso na eleição, deixou a Assembleia Legislativa em 31 de dezembro de 1988 para assumir a prefeitura.

É sob o seu mandato (1989-1992) que ocorrem as maiores obras construídas em Naviraí, sobretudo nas áreas da Saúde, Habitação, Educação, Infraestrutura e Assistência Social. A Santa Casa, o Centro Odontológico, os Conjuntos Habitacionais “Harry Amorim Costa” e “Odércio de Matos” foram obras realizadas em sua gestão. Onevan construiu, também, 3 (três) escolas em sua gestão: “EM Odércio Nunes de Matos”, “EM Milton Dias Porto” e o Centro Integrado de Educação.

Em 1998 foi eleito pela quarta vez deputado estadual em Mato Grosso do Sul, sendo reeleito em 2002, 2006, 2010 e 2014. Atualmente, o deputado estadual Onevan de Matos integra a bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Parlamento Estadual.

Na Assembleia Legislativa, Onevan continua se destacando na Saúde, Educação e na Assistência Social, áreas da Administração Pública que norteiam sua atuação e a destinação de suas emendas parlamentares nos municípios que representa no Poder Legislativo.

Fonte: Midiamax/CGNews

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes