Alerta: período chuvoso aumenta o risco de proliferação do Aedes aegypti

Foto: Divulgação Assessoria

O trabalho dos agentes de saúde será reforçado neste primeiro bimestre

Com o período chuvoso, a Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste emitiu um alerta para o aumento do risco de proliferação do Aedes aegypti na cidade. Apesar dos dados da Vigilância Epidemiológica apontar uma redução no número de casos de arboviroses transmitidas pelo mosquito, é necessária a atenção e o cuidado redobrado da população para evitar a dengue.

Segundo a coordenadora do setor na Prefeitura, Ilaine Marocco, o trabalho dos agentes de saúde será reforçado neste primeiro bimestre, focando em visitas, verificações de quintais, bem como orientações e distribuição de panfletos de conscientização sobre a importância da manutenção de ações de limpeza nas residências e terrenos. “O combate ao Aedes é um trabalho contínuo em nosso município, mesmo em meio a pandemia da Covid-19, este serviço nunca parou”, comentou Ilaine.

A coordenadora ainda reforça que é necessário a colaboração das pessoas para que o mosquito não se prolifere na cidade. “O aumento das chuvas e as altas temperaturas formam um cenário propício para a multiplicação do vetor da dengue, zica e chikungunya. Por isso é importante a retirada de materiais inservíveis dos quintais, como tampinhas de garrafas, latas, pneus, entre outros que possam acumular água, eliminando assim possíveis criadouros do Aedes”, disse.

Outra medida que colabora para a diminuição dos possíveis focos do mosquito é o descarte correto do lixo. “Pedimos para que a população nos ajude neste combate, para que não descarte entulhos em terrenos baldios, áreas verdes, ruas e calçadas da cidade. Manter nossa cidade limpa e livre do mosquito é um dever de todos; somente juntos poderemos vencer o mosquito”, finalizou.

Assessoria de Comunicação PMSGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes